quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Alunos do 6 Termo diurno realizam visita Técnica



No dia 18 de novembro os alunos do 6º. Periodo do curso de Administração de Empresas da FAIP – Marilia – Manhã, estiveram visitando as instalações do Santander Marilia, especificamente na Sala de operações de Bolsa de Valores.
Esta visita técnica foi organizada como complemento do programa do curso “Administração Financeira e Orçamentária II”.
Foram recebidos muito gentilmente pela Gerente de Mercado de Ações, Srta Laís Ferreira, a qual mostrou a todos as formas de operações daquele mercado, a cotação das ações, os gráficos disponíveis para análise de investimentos e os respectivos acompanhamentos.
A dinâmica do mercado é surpreendente, conforme todos puderam perceber, pelo volume de operações e pela participação dos investidores brasileiros. Apenas como referência, somente nos primeiros 30 minutos de operação daquele dia, foram efetuados um total de 20 mil operações de compra e venda de ações.
A atratividade do mercado se faz pela possibilidade de maior rendimento do capital disponíveis dos investidores, apenas ponderando que o mercado oferece também uma condição de risco que precisa ser avaliada.









Vestibular FAIP 2011

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Entrevista: mitos e verdades sobre processos seletivos


Bruna Dias, gerente de orientação de carreiras da Cia de Talentos, revela que nervosismo nas entrevistas é natural, mas não pode ser usado como desculpa para deslizes

Por Fábio Bandeira de Mello 

Bruna Dias, gerente de orientação de carreiras da Cia. de Talentos
Se você é do tipo que fica nervoso e tenso quando vai passar por um processo seletivo, calma! Você não é o único! A ansiedade é um elemento natural quando lidamos com algum tipo de avaliação, e até aceitável entre muitos recrutadores.

Porém, isso também não quer dizer que você pode associar o nervosismo com todos os possíveis deslizes cometidos em um processo de seleção. Para essa hora, preparar-se de forma adequada é fundamental.

Mesmo assim, é comum encontrar muitas pessoas com dúvidas sobre a melhor maneira de encarar uma entrevista, por exemplo. Bruna Dias, gerente de orientação de carreiras da Cia. de Talentos e uma das palestrantes das Rodadas Inspiracionais do HSM ExpoManagement, conversou com o Portal Administradores e esclareceu algumas questões sobre o assunto. Confira!

1 - Muitos ficam com receio e "certo nervosismo" na hora de participar de um processo de seleção para uma oportunidade de emprego. Em sua opinião, quais pontos são importantes para o candidato se sair bem nesse momento? Preparar as falas antecipadamente numa entrevista pode ser uma vantagem?

O mais importante é ter na mente que é uma oportunidade tanto para a empresa conhecer o candidato quanto para o candidato conhecer a empresa. Claro que não é uma situação confortável, mas pensar que é uma oportunidade, e não apenas uma avaliação, pode diminuir a angústia.

Algumas pessoas têm a fantasia de que os recrutadores são seres do outro mundo e ficam mais preocupadas em dar a "resposta certa" do que entender o que é perguntado. A única preparação que existe para um processo seletivo é conhecer bem suas experiências, aprendizados e objetivos além de pesquisar sobre a empresa e a oportunidade em si. Preparar falas tira a espontaneidade e o nervosismo pode aumentar.

2 - Atualmente, nota-se que os processos seletivos para vagas de trainees são os mais exigentes. Por que essa seleção é tão difícil?

O processo é difícil porque há muitos candidatos para poucas vagas e porque cada empresa tem exigências específicas de acordo com suas expectativas em relação aos candidatos. Normalmente, as empresas exigem inglês fluente, o que elimina muitos candidatos.

3 - Em uma entrevista de emprego, o que deve ser dito com certeza e o que jamais deve ser falado diante do recrutador?

Não existe certo ou errado nem fórmulas prontas. O que o candidato precisa analisar é a cultura da empresa para a qual está se candidatando. O foco da entrevista deve ser situações de aprendizado, conquistas e experiências. O candidato deve responder com sinceridade o que for perguntado pelo recrutador, procurando embasar suas respostas com exemplos.

4 - Em sua palestra na ExpoManagement você abordou os mitos e verdades do processo seletivo. Você poderia indicar importantes mitos e verdades dessas seleções?

Mitos:

- É importante ser o primeiro a falar em uma Dinâmica de Grupo
- Existe um perfil para trainees

Verdades:

- Esteja bem informado sobre a empresa
- Tenha cuidado ao preencher as ficha, jogos e testes 


Fonte: http://administradores.com.br/informe-se/artigos/sera-que-existe-amizade-no-trabalho/49700/

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

dicas para usar a Inteligência Emocional


O conceito de Inteligência Emocional é recente, embora há muito tempo os estudiosos do comportamento humano já se debruçam neste tema. O fato é que as empresas cada vez mais estão atentas as pessoas que conseguem realizar suas atividades com maior poder de criar relações positivas e duradouras...



O conceito de Inteligência Emocional é recente, embora há muito tempo os estudiosos do comportamento humano já se debruçam neste tema.

O fato é que as empresas cada vez mais estão atentas as pessoas que conseguem realizar suas atividades com maior poder de criar relações positivas e duradouras com seus pares, clientes e fornecedores.

Mas como aplicar a inteligência emocional de forma simples e direta? Veja abaixo cinco dicas para usar sua inteligência emocional e se destacar no trabalho e na vida pessoal.

1. AUTO-CONHECIMENTO - o começo de tudo é fazer uma auto-análise de suas emoções. Quais situações do dia-a-dia fazem você sentir medo, raiva, alegria, motivação, frustração, estresse, satisfação, contentamento, realização e outros sentimentos. Faça uma lista destes sentimentos e coloque ao lado as situações mais comuns em que eles aparecem.

2. AUTO-CONTROLE - com esta lista inicial nas mãos está na hora de lidar com eles de forma mais racional. Pensar antes de agir. Administrar ou controlar estas emoções. Usar com inteligência as emoções. Perceber o progresso e fazer os ajustes necessários.

3. AUTO-MOTIVAÇÃO - buscar os motivos que fazem com que você mantenha a positividade e o foco no futuro sustentável. O que motiva você para a vida? Manter o entusiasmo em tudo o que faz. Ser uma referência para os demais no que diz respeito a superação e atingimento de metas.

4. EMPATIA - saber se colocar no outro para buscar o entendimento das emoções alheias em vez do julgamento precipitado. Interpretar as emoções e saber apoiar os demais quando necessário.

5. NETWORKING - criar e manter uma sólida rede de contatos virtuais e, principalmente, reais. As mídias sociais facilitam os contatos, mas nada substitui o contato direto. Por isso, é importante agir no sentido de manter as relações pessoais e profissionais com contatos periódicos.

Como você utiliza sua inteligência emocional? Comente.

Rogerio Martins

Grupo FAEF saúda o natal

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Vá Além do Contrato – Faça Algo Mais!

Gilclér Regina *

A idéia de sucesso verdadeiro começa em dar mais do que o esperado por seu cliente, seu cônjuge, seus filhos, sua empresa, seu país e sua igreja.

A chave para o sucesso pode ser resumida em duas palavras: ALGO MAIS.

Os vencedores cumprem suas tarefas – e "algo mais". São gentis e generosos – e "algo mais". São confiáveis – e "algo mais". Dão 100% de si – e "algo mais".

Se quer ir adiante, faça um quilômetro a mais. Não há muita concorrência neste caminho.

Quantas pessoas você conhece que estão dispostas em fazer um pouco mais do que aquilo pelo qual recebem? Certamente muito poucas.

Uma maioria não quer fazer nada pelo qual recebem e outra só faz aquilo rigorosamente
pelo qual foram pagas.
Qual a vantagem então de fazer mais do que recebe?
Eis algumas:
Você torna-se mais valioso, independentemente do que faça e onde trabalha.
Tem mais confiança.
É visto como líder e as pessoas confiam mais em você.
É respeitado pelos superiores.
Ajuda a promover a cooperação.
Aumenta o orgulho e a satisfação.
Estimula a lealdade entre você, outros membros da equipe e superiores.
O mercado paga preço de ouro por pessoas assim.


Pense bem! Há demanda em qualquer lugar para pessoas que trabalham muito, independentemente de idade, experiência ou qualificação acadêmica.

Pessoas assim tem foco em resultados e fazem a diferença.

Texto disponível em:
REGINA, G. Vá além do contrato: faça algo mais. Disponível em: < http://zequinhapaula.blogspot.com/2010/11/va-alem-do-contrato-faca-algo-mais.html>. Acesso em: 01 de Novembro de 2010.