terça-feira, 19 de outubro de 2010

Qual a diferença entre invenção e inovação?

INVENÇÃO É:
- Gerar uma ideia, um conceito ou uma solução onde não existe nada. 
- É descobrir algo novo.
- Ser 100% original.

INOVAÇÃO É: 
- Tornar novo.
- Mudar ou alterar as coisas, introduzindo novidades que gere diferencial. 
- Pode ser no produto, no processo, nos serviços ou até mesmo no negócio. 


A invenção surge de um processo criativo, sem objetivo comercial definido. A partir do momento em que chegar à sociedade e produzir algum resultado. Aí sim, torna-se inovação.
Um bom exemplo desta situação é o "post-it", aquele bloquinho de recados produzido pela 3M. Em 1968, Spence Silver, pesquisador da 3M, inventou um novo adesivo.
Esse adesivo transformava-se em pequenas esferas que não se dissolviam, não derretiam e eram extremamente adesivas e que tinham o diâmetro de uma fibra de papel, mas não tinha uma forte aderência quando aplicado às fitas.
Durante mais de cinco anos o Sr. Silver promoveu seminários internos na, 3M procurando uma utilidade para o seu invento, mas não encontrou. A cola do Sr. Silver era uma invenção, mas não era uma inovação. Essa história mudou em 1977, quando Art Fry, que além de trabalhar na 3M, cantava no coral de sua igreja e tinha muitos problemas com os marcadores de páginas, que viviam caído do livro de cânticos.
O Sr. Fly que havia assistido um dos seminários realizados pelo Sr. Silver, resolveu experimentar essa "cola" nos marcadores e percebeu que mais do que marcadores eles poderiam ser blocos para notas ou recados.


Como esse era um conceito novo o Sr. Fly tinha dificuldades para explicá-lo, por isso decidiu produzir uma quantidade destes blocos com a invenção do Sr. Silver de distribuir às pessoas na 3M, para que elas próprias descobrissem como utilizar essa nova invenção.
O resultado desta ação foi o lançamento do "post-it", em 1981.
- Na Casa do Inventor aqui, em São Paulo, podemos verificar a existência de muitas invenções, mas que ninguém conhece, ninguém utiliza.
Mas será que é possível inovar sem uma invenção?
- Vamos pensar no caso das Sandálias Havaianas. Quando foram lançadas em 1962, já não podiam ser consideradas uma invenção, pois foram inspiradas nas tradicionais sandálias japonesas ZORI. 
Não era invenção, mas podia ser considerada inovação?


Vocês se lembram que inovação é:
 "A concepção de novo produto ou processo produtivo, bem como a agregação de novas funcionalidades ou características ao produto ou processo que implique melhorias incrementais e efetivo ganho de qualidade ou produtividade, resultando em maior competitividade no mercado".

O que o pessoal da Alpargatas fez com as sandálias ZORI?
 Tocaram a palha de arroz e o tecido por um tipo de borracha que "não tem cheiro, nem solta as tiras". Essa "agregação de novas características ao produto, resultou em uma maior competitividade".

Em 1965 eram vendidos mil pares das Sandálias Havaianas, por dia. Definitivamente isso é uma inovação.
 Por volta de 1994, mais de 30 anos após o lançamento, as vendas de Sandálias Havaianas estavam muito baixas e o produto erra associado com a camada mais pobre da população.

Neste momento, acontece mais uma inovação. As sandálias que originalmente eram "bi colores" (branca e outra cor) passaram a ser oferecidas monocromáticas. Chamadas de Havaianas Top, esse novo produto foi direcionado às classes mais altas da população e obteve uma boa aceitação. A partir daí, foram criadas novas segmentações: Havaianas Surf, Havaianas Brasil, Havaianas Slim, Havaianas Flash etc.
- Uma empresa pode inovar de inúmeras formas, não se limitando apenas a inovações obtidas a partir de invenções e esforços de P&D.
 - Uma empresa inova sempre que altera processos e procedimentos que permitem realizar um acréscimo, uma melhoria para o mercado.
 - O que a MN espera é que seja criado um ambiente onde possamos produzir INOVAÇÕES nos nossos processos e serviços, onde possamos mudar ou alterar as coisas, introduzindo novidades que gerem resultados para o mercado.
 - Mas lembra do caso do "post-it", inovar dá trabalho precisamos de muita dedicação para fazer com que as pessoas utilizem o novo.
 - Outro ponto importante é que INOVAR requer muita IMAGINAÇÃO.

Precisamos sonhar, precisamos pensar diferente. No dia a dia fazemos as coisas de uma forma rotineira. Para inovar temos que ter uma geração muito grande de ideias, não é na primeira que conseguimos agregar valor, dar resultados.
 - Quando falo em gerar idéias, me faz lembrar o filme "DO QUE AS MULHERES GOSTAM".

No filme, um profissional de uma empresa de produtos para mulheres precisa apresentar um novo produto. Ele acabou por um descuido do tempo, ouvindo os pensamentos das mulheres. O que elas gostavam e o que não gostavam. Ele passou a entender o jeito da mulher e aí começou a ter muitas ideias que facilitavam a vida das mulheres.
O que eu quero dizer é que para inovar no processo há necessidade de muita imaginação, de se colocar no lugar do cliente. Entender as dificuldades e as facilidades relacionadas com o nosso trabalho. Procure fazer este exercício e anotar todas as ideais que surgirem à sua mente. Com certeza conseguiremos ter várias ações que nos levarão a inovar e agregar valor ao cliente.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário